SHIFU MARCO MOURÃO

O Shifu Marco Mourão  – natural de Fortaleza-CE – é um artista marcial e entusiasta da cultura chinesa desde a infância e este tem praticado artes marciais durante 25 anos (1991-2016) de sua vida. Em 1986, ele descobriu a existência do Kung Fu através de livros de artes marciais publicados no Brasil, e foi devido a um desses livros que surgiu o seu interesse em se tornar um praticante de artes marciais. Portanto, a partir daquele ano, Shifu Marco Mourão iniciou a sua jornada marcial e até hoje ele continua trilhando e
adotando o caminho das artes marciais como base de formação do seu caráter.

Em abril de 2002, o Shifu Marco Mourão iniciou os seus treinamentos com o Wing Chun Kung Fu em Fortaleza-CE, sob orientação do Mestre Pedhro Saantos (clã Saam Lii) que praticou o sistema Ip Man Wing Chun por diversos anos – desde a década de 80 – em São Paulo, com o Grão-Mestre Leo Imamura (da família Moy Yat Ving Tsun/Wing Chun). Shifu Marco Mourão treinou com o Mestre Saam Lii por um ano (2002-2003), mas posteriormente teve que interromper os seus treinamentos com o clã Saam Lii para se dedicar integralmente à faculdade e para concluir os seus estudos de nível acadêmico. Nesse intervalo de tempo, o Shifu Marco Mourão não parou completamente de treinar os conhecimentos adquiridos com o seu primeiro Mestre.

Em novembro de 2005, Shifu Marco Mourão foi aceito para ser estudante direto de Wing Chun Kung Fu do Grão-Mestre (GM) Benny Meng, no Rio de Janeiro-RJ (Brasil), quando o referido Grão-Mestre ministrava um seminário sobre Hung Fa Yi Wing Chun naquela cidade. Após quase oito anos de treinamento sob tutela do GM Benny Meng, e para formalizar o compromisso entre ambas as partes e tornar a relação Si-To (Mestre-Discípulo) ainda mais forte na linhagem tradicional, desde o Grão-Mestre Yip Man

 

Wing Chun Kung Fu no Brasil (desde Yip Man até o Shifu Marco Mourão)

Cerimônia Tradicional Chinesa do Chá (Baai Si) do Shifu Marco Mourão (Junho, 2013)

O Shifu Marco Mourão também foi aceito como seu discípulo direto em junho de 2013, durante um seminário internacional de Wing Chun Kung Fu realizado na cidade de Fortaleza-CE (Brasil), através da Cerimônia Tradicional Chinesa do Chá – conhecida como “Baai Si”.

Atualmente, o Shifu Marco Mourão é um professor formado e certificado pelo Ving Tsun Museum-VTM(localizado em Dayton-Ohio, EUA) em Yip Man (Hong Kong) Wing Chun/Ving Tsun e também é aluno direto de Shaolin Wing Chun, sob orientação do seu Shifu – o Grão-Mestre Benny Meng.

Em maio de 2011 – após fixar residência em Brasília-DF – o Shifu Marco Mourão iniciou a sua carreira como professor de Wing Chun Kung Fu em setembro de 2013 e, hoje em dia, ele ministra aulas coletivas a poucos estudantes em parques públicos da conhecida capital brasileira. Aulas particulares de Wing Chun Kung Fu também podem ser solicitadas pelos alunos em qualquer outro lugar reservado a ser combinado (inclusive na casa do próprio estudante, desde que atendidas as condições solicitadas pelo Shifu).

Atualmente, o Shifu Marco Mourão tem preferência pela excelência e pela qualidade, ensinando o Wing Chun Kung Fu para poucas pessoas no seu pequeno “Kwoon”. Além dele transmitir o conhecimento técnico de Wing Chun Kung Fu, o Shifu Marco Mourão enfatiza para qualquer pessoa que quiser se tornar um de seus estudantes, que é importante ter bem definido no caráter de um indivíduo as “três virtudes”, das quais ele considera os pilares essenciais na formação do caráter: I) respeito; II) lealdade; III) responsabilidade (responsabilidade, tanto para os membros da família Kung Fu, como também para a prática e a preservação das artes marciais chinesas).

O Shifu Marco Mourão também tem disponibilidade para fazer viagens pelo Brasil, durante fins-de semana ou feriados, para apresentar seminários de Wing Chun Kung Fu, de defesa pessoal e sobre Cultura Chinesa para quaisquer pessoas ou grupos que estiverem interessadas em aprender o Wing Chun do Ving Tsun Museum, tendo grande apoio e autorização do seu próprio Shifu: o Grão-Mestre Benny Meng.

Abaixo é apresentado um breve resumo da experiência marcial do Shifu Marco Mourão:

I – Certificações e treinamentos atuais de artes marciais:

• Shifu, certificado em Yip Man (Hong Kong) Wing Chun/Ving Tsun pelo Ving Tsun Museum;
• Praticante de Tai Chi Chuan, estilo Chen, desde o ínicio de 2015;
• Praticante de Brazilian Jiu-jitsu, desde 2005.

II – Experiências com artes marciais, no passado e nos dias atuais:

• Kung Fu Garra de Águia
• Mao Chuen (1994 – 1995)
• Shaolin do Norte (1993)
• Karatê Tradicional Shotokan (1993)
• Tai Chi Chuan, estilo Yang tradicional (2013)
• Tai Chi Chuan, estilo Chen (2015-2016)
• Hung Gar (2002 – 2010)
• Wing Chun (2002 – 2016)
• Brazilian Jiu-jitsu (2005 – 2016)